Walden Two

301 pages

Langue : English

Publié 4 janvier 1948 par Hackett Publishing Company.

Numéro OCLC :
75310838

Voir sur OpenLibrary

4 étoiles (2 critiques)

18 éditions

a publié une critique de Walden Two par B. F. Skinner

Very deliberate utopia

4 étoiles

Unlike most utopias, Walden Two is set in the present, in an intentional community. It also is openly aware of utopias from Plato and More through Bellamy, Butler, and Morris. Skinner proposes actual experimentation, but allowing for freedom of movement in and out of the community. However, he proposes this society also expand to include all humanity, which hurts that last proposition. Also, Skinner assumes there can be government without power games.

a publié une critique de Walden Two par B. F. Skinner

Review of 'Walden Two' on 'Goodreads'

3 étoiles

O livro pode ser dividido em três partes: argumentos para a factibilidade econômica, exemplos de mecanismos de condicionamento em escala sociais e finalmente um questionamento sobre a ética de se realizar condicionamento.

A proposta de novo mundo feita pelo skinner tem 2 prerrogativas interessantes. A primeira é a engenharia de comportamentos, que é um sistema pelo qual psicólogos desenham tarefas para e ensinar e condicionar as pessoas de forma a extinguir comportamentos negativos, como uma terapia amplamente empregada através do sistema de ensino e do trabalho. Essa prerrogativa é o foco do livro.
Outra prerrogativa é a heteronomia baseada em conhecimentos técnicos. O protagonista propõe uma organização baseada em ciência e decisão fundamentada em técnica e dados. Ou seja, extinguir os achismos das decisões. O primeiro passo para isso é acabar com a democracia representativa que na pratica não significa nada, pessoas que ignorantes escolhendo uma minoria também ignorante (ou …

Sujets

  • Utopias